terça-feira, 12 de outubro de 2010

SINDROMES, O MAL DO SÉCULO

Você já percebeu que a cada momento em algum canto do mundo, surgem rumores de alguma coisa que faz a humanidade viver uma nova síndrome?

Você sabe o que significa SÍNDROME?

“Síndrome é um conjunto de sinais ou sintomas provocados pelo mesmo organismo e dependentes de causas diversas, que definem uma doença ou perturbação.”

No sentido figurado, diz-se que é o conjunto de sinais ou de características que, em associação com uma condição crítica, pode despertar insegurança e medo. Entre muitas, temos o exemplo da chamada síndrome do pânico (muito comum no Rio de Janeiro e cidades grandes), temos também a claustrofobia, síndrome que leva a pessoa a ter medo de lugares pequenos ou fechados, como elevadores, avião, etc...

Há síndromes, como as citadas acima, que nos levam a pensar coisas que não existem, podendo nos impedir de fazer o que deve ser feito. Elas podem ser um perigo para nossas vidas, e estão se tornando também um perigo para a vida do cristão, especialmente a que eu chamo de ...

A SINDROME DOS TRÊS ESSES

Em II Timóteo 3. 1

1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;

2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, 3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

O autor fala “nos últimos dias” se referindo a um tempo próximo à segunda vinda de Cristo, tendo em vista que os cristãos primitivos tinham para si que essa volta se daria ainda em sua era, sua própria época, ou seja, que Jesus não tardaria a voltar, que estariam vivos para vê-lo surgindo entre as nuvens.

Passaram então a viver em função de seu regresso, e alguns, que tinham a certeza de sua salvação, esqueceram-se de que havia muitos que necessitavam conhecer esse Jesus maravilhoso, sentaram e queriam aproveitar a vida que lhes restava.

Ao considerarmos que o evangelho visava e deve visar o bem do próximo, o que significa o bem da comunidade e não de uma minoria, vemos o evangelho de Cristo se contrapondo aos interesses de determinados grupos, que normalmente desejam o poder nas mãos, mantendo as coisas do jeito como estão, às vezes isto é feito a partir do controle de idéias e pensamentos religiosos.

Não é verdade que hoje encontramos pessoas que pensam de maneira semelhante, possuem a certeza da salvação, mas descuidam da necessidade de seu próximo, e porque não dizer, esquecem-se da tarefa deixada por Cristo a cada um de seus discípulos, que é levar sua mensagem aos necessitados? (Marcos 16. 15-16)

Jesus não nos proporcionou a salvação apenas para nosso mero benefício, mas para dar continuidade ao propósito de Deus estabelecido já através de Abraão: a de ser uma benção para todo o mundo.

Quando o texto diz “todo o mundo”, ele nos leva a entender que isso começa em nosso próprio lar, nossa família, bairro, etc... lembram? Jerusalém, Samaria ...Confins da Terra.... Certo?

Há muitos hoje que se consideram SALVOS por Jesus Cristo, SATISFEITOS por desfrutarem da comunhão com seus irmãos na fé, porém se mantêm SENTADOS quanto a sua tarefa de levar essa mensagem salvadora ao seu próximo.

Outros se comportam como se não tivessem nada a ver com o crescimento da “igreja”.

Estão alheios às necessidades materiais da mesma, não colaboram através de seus dons e talentos para o crescimento coletivo, querem apenas sugar o que lhes é proveitoso.

Se duvidar, querem uma cadeira numerada. Vão à igreja como quem vai ao trabalho bater o “ponto”, e o que é pior, alguns por uma pura questão de desencargo de consciência.

Encontramos ainda, pessoas que olham para o passado e consideram que a demora para volta de Cristo é tão grande que passam a agir como se ele fosse demorar muito ainda, por isso querem aproveitar mais um pouco a vida para depois darem uma parcela de contribuição na obra salvadora.

São tão envolvidas por essa síndrome, a ponto de esquecer o fato de que há outra maneira de Jesus voltar, coletivamente (Ap.1.7-8), e individualmente, que ocorre através de nossa morte.

Devemos sim nos sentir SALVOS e SATISFEITOS, mas jamais SENTADOS, acomodados, indiferentes às necessidades de tantos que vagam sem a presença de Cristo em suas vidas.

Não podemos descuidar de nossas obrigações como discípulos do mestre. Para ajudá-lo nisso, convido você a fazer uma auto-análise, através de um CHECK-UP quanto a algumas possíveis atitudes que podem nos levar a um quadro de síndrome dos TRES ESSES, nos afastando de Jesus.

Depois desta auto-análise, podemos considerar a necessidade de que devemos manter a certeza de nossa salvação em Cristo Jesus, e nos unir cada dia mais na tarefa de levar a Sua Igreja ao Crescimento, ajudando-nos uns aos outros na manutenção de nossa fé, até que tenhamos todos a “estatura de Cristo Jesus”.

Se agirmos assim, diminuiremos a possibilidade de sermos atingidos pela síndrome dos três esses...

E viveremos da forma que Deus planejou para nós,

SALVOS, SATISFEITOS e jamais SENTADOS.