domingo, 27 de fevereiro de 2011

PORQUE DEVEMOS PERDOAR NOSSO PRÓXIMO

Texto base: Mateus 18: 21-35

21 Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" 22 Jesus respondeu: "Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete. 23 "Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. 24 Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. 25 Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. 26 "O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. 27 O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. 28 "Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Pague-me o que me deve!' 29 "Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: 'Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei'. 30 "Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31 Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. 32 "Então o senhor chamou o servo e disse: 'Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. 33 Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?' 34 Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. 35 "Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão".

Por incrível que possa nos parecer, dado o período distante desta escrita acima, encontramos nela um retrato fiel de fatos do nosso cotidiano, inclusive entre aqueles que se intitulam cristãos, julgando-se merecedores de perdão diante de circunstâncias que não lhes permitem cumprir aquilo que foi acordado. Estes, muitas vezes, assim como aqueles, não retribuem da mesma forma o perdão recebido aos seus próprios devedores.

Perdão que pode e deve ser estendido a tudo, dívidas financeiras, questões éticas e morais, mal entendidos, ou seja, a todo tipo de motivos que nos levem ao desentendimento.

Muitas vezes nos perguntamos: Como pode um cristão agir desta forma?

Pensando nisto, veremos três, dos muitos motivos que podem ser apresentados, para falar do porque o PERDÃO é um elemento essencial para VIDA CRISTÃ:


1º) DEVEMOS PERDOAR PORQUE FOMOS PERDOADOS POR DEUS

A partir do momento em que reconhecemos nossa condição de pecadores, motivo pelo qual nos mantínhamos separados do relacionamento com DEUS, e aceitamos o sacrifício de Jesus em nosso lugar, recebendo-o como nosso SENHOR E SALVADOR, a GRAÇA de Deus é derramada sobre nós e com ela seu perdão incondicional.

Colossenses 2.13-14

13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

Então, concluímos que através do sacrifício de Cristo Jesus nossa “dívida” foi paga, que fomos perdoados por Deus, e que por isto devemos perdoar as dívidas de nosso próximo.


2º) DEVEMOS PERDOAR PORQUE RECONHECEMOS QUE AS PESSOAS A

NOSSA VOLTA SÃO IMPERFEITAS E FALHAS COMO NÓS

Não somos e jamais seremos perfeitos diante do Deus perfeito, mas ainda assim, ele nos oferece seu perdão. Quando conseguimos enxergar isso em nossa própria vida, passamos então olhar nosso próximo com outros olhos, sob uma ótica divina.

Não podemos esperar que todas as pessoas gostem das mesmas coisas que gostamos, que façam as mesmas coisas que fazemos, ou ainda, que façam do jeito que fazemos. Então, precisamos enxergá-las como sendo seres imperfeitos como nós, tão sujeitas a erros como eu e você.

Precisamos então estar prontas a perdoá-las, mesmo quando a nossa vontade é de “pegá-la pelo pescoço e sufocá-la, só até ficar roxinha!!! E depois soltar.”

Então, concluímos que devemos também perdoar, porque em nossas imperfeições fomos e somos perdoados por DEUS através de Cristo Jesus!!!

3º) DEVEMOS PERDOAR PORQUE É UM MANDAMENTO DE DEUS E UMA

CONDIÇÃO PARA SERMOS PERDOADOS

Encontramos em Mat. 6.12:

“Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos

devedores.”

E ainda em Mateus 6.14-15 temos:

“14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”

Estes dois versículos já seriam justificativa suficiente para buscarmos com maior dedicação o colocar em prática nossa capacidade de perdoar nossos devedores.

Será que podemos realmente fazer esta oração diante de Deus?

Temos realmente perdoado nossos devedores, nosso inimigo, nossos agressores, cujo próprio Jesus disse que os amássemos, conforme encontramos em Mateus 5.43-44?

"43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;"

Só se perdoa quando se ama, portanto amamos a quem perdoamos, sendo assim, quando Jesus disse que deveríamos amar nosso inimigo, ele sabia que estava implícito neste ato o perdão.

Lembra? “Deus amou o mundo (eu e você) de tal maneira que deu seu filho único para que todo aquele que nele crê seja salvo”.

Este certamente foi o primeiro e o maior ato de amor que nós encontraremos relatado em qualquer livro que se possa ler.

Ele perdoou homem e mulher apesar de seus atos porque os amava, e porque nos ama continua a nos perdoar.

Quando lemos que devemos perdoar setenta vezes sete, Jesus não estava dizendo que deveríamos perdoar 490 vezes. Ele estava querendo dizer que é preciso perdoar muitas e muitas vezes, e o que é mais incrível, Jesus está falando do ato de perdoar o mesmo pecado.

Quantos pecados temos cometido?

Quanto temos sofrido?

Quanto temos sido perdoado?

Quanto temos perdoado?

Quanto desejamos ser perdoado?

Muita e muitas vezes, assim como diz o Senhor?

Não devemos também nos esquecer, que o perdão nos traz saúde!

Sim, pois quem não consegue perdoar, costuma levar uma vida de ressentimentos (RE-SSENTIR = SENTIR NOVAMENTE) , portanto, leva uma vida de amargura, que destrói não só relacionamentos mas a própria pessoa.

Isto traz doenças como úlcera e depressão, que fazem mal para o corpo, para a alma, para o espírito.

Como louvarei a Deus, estando com um sentimento de raiva e rancor, se Deus é amor, e quem ama verdadeiramente perdoa?

Sabemos que esta é uma luta constante em nossa vida de cristão, mas a experiência vai nos levando cada vez mais próximos da perfeição, a qual nos será concedida de maneira integral quando estivermos na glória com Deus.

Até que este dia se concretize, devemos manter vivas em nossas mentes e em nossos corações as razões que nos levam a oferecer perdão a todo aquele que dele necessitar.

1º - Deus me perdoou - Como posso não perdoar?

2º - Tudo o que eu quero que me façam devo fazer aos outros, Mat. 5.44

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.”

3º - Só Deus pode julgar com justiça incontestável, pois é o justo Juiz, e conhece todos os lados de um fato;

4º - Dou o primeiro passo para o perdão declarando e orando pelo que me ofende ou me agride. Pois assim a palavra nos diz em Mateus 5.44:

“Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,”

Podemos então afirmar que o perdão é uma DECISÃO e não um SENTIMENTO, pois apesar de nossas reações perfeitamente humanas diante de uma ofensa, ainda assim podemos decidir, liberar perdão, e Deus trabalhará em nosso coração para que ele seja, aí sim, um sentimento verdadeiro.

Sabemos que Deus está sempre disposto a nos perdoar, e quando ele faz isso, ele realmente esquece as nossas falhas, os nossos erros, os nossos pecados...

Ele nos oferece uma folha em branco a ser preenchida neste novo caminhar, onde nossa história passa a ter uma nova escrita, uma escrita através de um relacionamento de amor.

Não sei como está seu coração hoje.

Não sei se você está precisando perdoar ou ser perdoado hoje.

Mas posso lhe afirmar, que quando eu e você nos sentimos perdoados por esse Deus, encontramos as condições necessárias para perdoar nosso próximo, oferecendo também a ele uma folha em branco, para que uma nova história de nosso relacionamento seja escrita.

Por que devo então perdoar?

Porque apesar do que fui e do que sou Deus me perdoou e continua a me perdoar.

Marcos Miranda