domingo, 8 de abril de 2012

PÁSCOA?


É interessante analisar o quanto o verdadeiro significado da Páscoa está se perdendo a cada ano.

Meu trabalho me traz a oportunidade de me relacionar diariamente com crianças, adolescentes e jovens, e nunca deixo passar a chance de através de suas atitudes e conversas fazer uma leitura simples, mas com um fundo sociológico, pois nelas se refletem os rumos que nossa sociedade está trilhando.

Fico impressionado com o esforço e a dedicação que escolas, professores, pais e alunos demonstram ao comemorarem algumas festas, especialmente a do Halloween, cujas raízes estão distantes das nossas, superando inclusive as juninas, que estão sendo apagadas lentamente de nossa cultura.

Nesta semana, ouvi de dois jovens que falavam sobre o que fariam no feriado da “SEMANA SANTA” o seguinte diálogo:
- Não vejo a hora de chegar quinta-feira, vamos para a praia.
- Pô “véio” eu ia te convidar para um “churras”.
- Mas é SEMANA SANTA e não pode comer carne, só peixe!
- Quer dizer que esta é a semana santa e as outras são as “SEMANAS SAFADINHAS?”
Depois disso, muitas risadas foram compartilhadas.
Ou seja, para muitos deles, em suas mentes está a idéia de uma “SEMANA SANTA”, fixada em suas consciências provavelmente por uma questão de “tradição familiar”, ou por entenderem ser uma exigência divina, talvez como forma de sacrifício pessoal.
Se assim o for, ou não entenderam o papel de Cristo em seu SACRIFÍCIO por cada um de nós, ou consideram que este não foi suficiente para lhes trazer a SALVAÇÃO.

De uma forma ou de outra, para a grande maioria das pessoas, especialmente nossas crianças, a Páscoa tornou-se um momento triste onde um homem morreu crucificado.
Ou então, um bom momento de se ganhar chocolates, alguns em forma de coelhinhos, outros de ovinhos, os quais possuem significados dentro desta comemoração, mas que são ignorados, esquecidos diante da correria de se escolher o melhor e maior chocolate nos supermercados para agradar o próximo e mostrar poder financeiro, ainda que sejam comprados no cartão de crédito em 10 vezes.
Tão ignorados quanto a ALEGRIA da PÁSCOA.

Sim, a alegria... a alegria que supera a dor e a tristeza da realidade por ela mostrada.
A alegria da RESSURREIÇÃO, que nos traz esperança, que nos mostra que a vida é muito mais do que uma simples passagem neste mundo tão conturbado.
A alegria de enxergar com os olhos do coração o verdadeiro sentido da Páscoa, que não está na quantidade, na qualidade, ou no tamanho dos ovos de chocolate recebidos neste dia.
A alegria de receber, ainda que sem merecer, todo o amor demonstrado por DEUS através de seu filho JESUS CRISTO, que foi entregue para ser SACRIFICADO por mim e por você.
E que ao vencer seu último “inimigo”, a morte, ressuscitou, mostrando de forma prática que “TODO AQUELE QUE NELE CRER SERÁ SALVO E TERÁ A VIDA ETERNA”.

Após esta reflexão, sem nenhum constrangimento quanto ao fato de que não conseguirei dar um ovo de chocolate para cada uma das pessoas que amo, deixo para cada um de vocês aqui o que tenho de mais precioso em minha vida. Deixo o meu desejo de que JESUS CRISTO esteja morando em seus corações da mesma forma que vive no meu.


FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!